quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Os mil sorrisos de Magno

Durante os 960 dias que estudei na PUC não me lembro de algum dia ter visto Magno triste. Além do seu belo sorriso, sua elegância – está sempre de terno, geralmente da cor cáqui – e bom humor lhe são constantes. Ninguém sabe ao certo o que ele faz – e para a maioria, não importa. O normal é cruzar por ele pelos corredores da faculdade, o cumprimentar, e seguir caminho.

Se as salas de aula estiverem abertas, computadores e vídeos funcionando e o ar condicionado resfriando, ninguém nota a presença – ou ausência – do morador de Nova Iguaçu. Saio por ai perguntando as pessoas o que ele faz. Ninguém acerta. Mas todos sabem quem ele é. “Magno? Claro, é uma pessoa muito simpática, que trabalha com o Aníbal. Ele é como um faz-tudo da PUC”, uma aluna responde.

Luis Carlos Magno é técnico do laboratório de audiovisual do departamento de Comunicação da PUC-Rio. Antes que todos cheguem à faculdade, lá está ele para destrancar salas, ligar projetores e garantir suporte aos professores.

Mas nem sempre foi assim. Ele começou na PUC no estacionamento, como guardador de veículos e por sua dedicação, subiu de cargo. Não é para menos. Enquanto muitos ainda nem dormiram, o ‘faz-tudo’ já está de pé. “Eu me levanto às 3h30 da manhã, para estar às 5h40 na faculdade. Porque como eu nunca gostei de chegar 15 minutos atrasado, eu procuro chegar 1h antes”, conta.

Conversar com o Magno é como uma aula de sobrevivência. Ele me fez pensar sobre o ambiente de trabalho ao que, muitas vezes, somos submetidos: quantas vezes vi uma função não ser bem executada por falta de trabalho em equipe? Quase sempre noto nas pessoas um desejo voraz de ser melhor que o outro, de passar por cima dos demais, quando se pode avançar junto, justo. Precisamos ser capitalistas o tempo todo?

O mundo exige de nós o tempo inteiro. Desde cedo aprendemos a proteger o que é nosso. Mas desde quando isso significa destruir o castelinho de areia do outro?

Construa o seu!

Existe quem vem tirar a tua paz, mas assim, sabe como eu procuro responder? Com um sorriso”.

Fica a dica.

5 comentários:

  1. adorei xuxu!
    ultima frase é uma excelente dica!
    beijos
    lari

    ResponderExcluir
  2. Caraca, você desenterrou o Magno!!!! Putz, q saudade dele!

    Realmente é uma figura ímpar, muito bem descrito por você.

    Agora, pelo menos na minha época, minha opinião sobre o Aníbal era exatamente contrária ao que penso do Magno....rs. Já passei muito perrengue por causa desse cara!!! rs

    beijos e parabéns pelo blog mais uma vez!

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto, Elisa. São essas pessoas que nos espelham para sermos vencedores em nossas àreas, independente da função.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. O Magno é mesmo um fofo. Gente finíssima, bem humorado e competente. O texto sobre ele ficou delicioso, Elisa! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto!
    Conheço pessoas que chegam uma hora atrasadas por medo de chegar 15 minutos antes. rs.

    beijo

    ResponderExcluir