terça-feira, 24 de agosto de 2010

Mentirinha branca

Crianças e idosos são portadores de uma característica rara e curiosa: falam sempre a verdade. Então, se preferes permanecer na ignorância, fique longe desses seres cruéis.

Acho que eu mesma não ouvi essa recomendação. Fui passar o fim de semana em uma fazenda, onde estava uma velhinha bem simpática, daquelas que possuem uma lingua afiada - o que pode ser carismático, quando você não é o alvo.

Pois bem, me aproximei e ela, não hesitante em puxar um assunto, perguntou o que eu fazia da vida. Eu, orgulhosa com a minha recente colação de grau, respondi, ingênua:
- Acabei de me formar em jornalismo.
A reação dela foi a pior possível. Tentando não parecer descortês, ela forçou um sorriso e o resultado foi que a emenda foi pior do que o soneto..

Não foi a primeira vez que isso aconteceu, dei um sorriso sem graça e para evitar novos constrangimentos, pensei em uma nova tática. Dependendo de quem faça essa pergunta vou responder outra coisa:médica, advogada, profissões que não se desdobrem em reações duvidosas, uma mentirinha branca.
Ai uma viagem..nos tornaremos - nós jornalistas - vítimas da invisibilidade?

3 comentários:

  1. Engraçado...tenho a sensação oposta à sua. Sempre que falo que sou jornalista e trabalho em um grande jornal, as pessoas se mostram curiosas e receptivas. Canso de contar boas e engraçadas histórias.
    A não ser quando o interlocutor também é - ou foi - jornalista. Nesse caso, percebo ou um ar de cumplicidade ou o sorriso forçado da velhinha...

    ResponderExcluir
  2. Que bom! Espero encontrar interlocutores tão entusiastas quanto os seus! rs
    Infelizmente, as 'velhinhas' predominam.E eu não as culpo...

    ResponderExcluir
  3. Quando sentir que pode não ser muito bem quista diga que fez Comunicação Social, muitas pessoas confundem (principalmente os idosos) com Serviço Social e acham lindo...

    ResponderExcluir